Rio de Janeiro, 08 de Fevereiro de 2026

Governo anuncia reparos no aeroporto de Guarulhos

Terça, 31 de Julho de 2007 às 17:44, por: CdB

O Ministério da Defesa divulgou nesta terça-feira novas medidas para adequar os aeroportos de Guarulhos (SP) e Viracopos, em Campinas, que vão receber os vôos redirecionados do aeroporto de Congonhas.

Um dos destaques diz respeito aos reparos em uma das pistas do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Em nota, o ministério informa que as obras serão feitas da meia noite as seis da manhã, período de menor movimento local. As obras definitivas, no entanto, estão previstas para começar em fevereiro de 2008.

Em relação a Congonhas, a nota afirma que a Infraero continuará com as obras de fixação das ranhuras (grooving) na pista principal. O término deve ocorrer em setembro próximo.

O ministério também determina que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) acompanhe, junto às companhias aéreas, a tranferência dos vôos para Guarulhos e Viracopos, a ser feita “de forma gradativa e crescente, respeitando a capacidade operacional dos aeroportos”.

Em relação a esse item, o documento informa que o aeroporto de Guarulhos vai operar com 54 pousos e decolagens por hora quando as duas pistas estiverem em funcionamento e com 33 pousos e decolagens quando apenas uma pista estiver aberta.

A nota foi divulgada após a reunião do ministro da Defesa, Nelson Jobim, com o Comandante da Aeronáutica, Juniti Saito; o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira; o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi; diretor do departamento do Controle do Espaço Aéreo, major brigadeiro Jamon Borges Cardoso, e o assessor especial do ministro da Defesa, major brigadeiro Jorge Godinho Barreto Nery.

Tags:
Edições digital e impressa