Rio de Janeiro, 18 de Fevereiro de 2026

Governo anuncia aumento no efetivo da Polícia Militar

Quarta, 19 de Setembro de 2007 às 14:59, por: CdB

O efetivo da Polícia Militar do Rio de Janeiro irá aumentar até o próximo ano com a incorporação de pelo menos 2.436 homens. A informação foi dada, nesta quarta-feira, pelo governo do estado. Um dos objetivos é repor o desfalque provocado pela exoneração de policiais militares suspeitos de envolvimento com o crime. Esta semana 59 PMs tiveram a prisão decretada pela Justiça por suposto envolvimento com traficantes.

O anúncio do aumento do efetivo da PM foi feito no Palácio Guanabara pelo secretário chefe da Casa Civil, Régis Fitchner, o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, e o secretário de Administração Penitenciária, César Rubens Monteiro de Carvalho. Segundo Régis, está em andamento concurso para a formação de 2 mil policiais que vão cumprir serviço no Rio.

Para liberar policiais que atuam no sistema penitenciário serão formados em 15 de outubro 130 inspetores penitenciários. Esses PMs seriam liberados da casa de custódia de Campos, no norte fluminense. Também serão chamados 306 novos agentes – 262 homens e 44 mulheres – aprovados em concursos que estão na fila de espera.

Segundo Beltrame, a distribuição desse efetivo será feita “de acordo com as necessidades dos batalhões e a proporção da área a ser coberta”. O secretário de Segurança não quis detalhar como será utilizada a Força Nacional para cobrir as áreas onde o policiamento está comprometido.

— Espero que na próxima semana a gente possa apresentar uma definição da atuação deles. O que não se pode fazer é banalizar o uso da Força Nacional —, afirmou.

Em nome do governador Sérgio Cabral, que está viajando, Régis Fitchner disse “que o governo lamenta que, num mesmo batalhão, haja tantos policiais envolvidos com o crime. O que não lamentamos é a perda deles. São criminosos vestidos de farda”.

Tags:
Edições digital e impressa