Rio de Janeiro, 13 de Janeiro de 2026

Governo anuncia ajuda para pescadores na Bahia

Dez mil pescadores das regiões atingidas pela mortandade de peixes na Bahia vão receber auxílio do governo federal, segundo a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap). Durante dois meses, terão direito a seguro-defeso, o seguro-desemprego específico da categoria, pago durante o período em que a pesca fica proibida, que corresponde a um salário mínimo por mês. (Leia Mais)

Domingo, 01 de Abril de 2007 às 08:27, por: CdB

Dez mil pescadores das regiões atingidas pela mortandade de peixes na Bahia vão receber auxílio do governo federal, segundo a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap). Durante dois meses, terão direito a seguro-defeso, o seguro-desemprego específico da categoria, pago durante o período em que a pesca fica proibida, que corresponde a um salário mínimo por mês.

O governo também promete distribuir 13 mil cestas básicas. Sem poder trabalhar há pelo menos duas semanas e sem previsão de volta à atividade, os pescadores estão enfrentando dificuldades até para comer, de acordo com a Seap.

Pelo menos 50 toneladas de peixes apareceram mortos na Baía de Todos os Santos desde o dia 8 de março. A pesca na região foi proibida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e as causas da contaminação ainda são desconhecidas. As cidades mais atingidas são Saubara, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Salinas das Margaridas e Madre de Deus.

O auxílio foi anunciado na sexta-feira pelo ministro Altemir Gregolin. "As medidas não vão resolver o problema de todo, mas vão amenizar o sofrimento das famílias", disse.

Tags:
Edições digital e impressa