Rio de Janeiro, 18 de Janeiro de 2026

Governo analisará envio de tropas federais ao RJ, diz Waldir Pires

Terça, 17 de Abril de 2007 às 15:12, por: CdB

Nos próximos 15 dias, as Forças Armadas e os ministérios da Defesa e da Justiça vão analisar as questões que serão encaminhadas pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, para viabilizar a presença das tropas federais no Rio de Janeiro.

A informação é do ministro da Defesa, Waldir Pires, que participou nesta terça-feira da abertura da 6ª edição da Feira Latino-Americana de Aviação e Defesa (Laad), no Riocentro.

Pires enfatizou que a ajuda das Forças Armadas só ocorrerá "dentro das normas constitucionais e da autorização legal que o governo e o próprio presidente da República dispõem".

- Há uma sensibilidade muito grande do presidente da República e de todo o governo no sentido de fazer o que seja  possível para participar dos objetivos de  que tenhamos o Rio de Janeiro tranqüilo -, acrescentou.

De acordo com o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, o emprego de tropas federais em qualquer estado significa que o controle das operações de segurança local passe a essas forças do governo central.

Ele disse estar aguardando a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para enviar as tropas ao Rio.

- É preciso que haja a caracterização pelo presidente da República, a ordem ser transmitida -, disse.

Na avaliação do ministro, a situação no Rio decorre de um desequilíbrio da densidade demográfica urbana, que nos últimos 40 anos mudou o panorama da população. Se antes havia no Brasil uma parcela de 20% da população rural para 80% urbana, hoje a situação se inverteu.

- Esse é um processo que mobiliza todos os setores da República, do governo, da administração. Mas nós vamos vencê-lo. O país vai vencê-lo -, disse o ministro, acrescentando que problemas de segurança são comuns a outras cidades.

Tags:
Edições digital e impressa