Rio de Janeiro, 08 de Setembro de 2026

Governo age contra embargo da Rússia

Quinta, 09 de Junho de 2011 às 06:55, por: CdB

O vice-presidente Michel Temer saiu em defesa de 89 frigoríficos brasileiros cujas exportações estão sob embargo na Rússia. Ele enviou carta ao primeiro-ministro, Vladimir Putin, pedindo prorrogação do prazo para a suspensão das exportações de carnes brasileiras. Ainda que o prazo termine no próximo dia 15, o Brasil precisa de mais tempo para as indústrias sanarem os problemas fitossanitários alegados pelos russos.

O Brasil é um dos maiores fornecedores de carne à Rússia e a proteína animal responde por quase metade dos valores exportados pelo Brasil àquele país. No ano passado, o Brasil exportou US$ 4,064 bi para a Rússia, dos quais US$ 1,999 bi em carne e produtos dela derivados.

Nossos produtos atendem a 35% das importações russas de carne de porco, 45% da bovina e 19% da  de aves, segundo os dados do Instituto de Marketing Agrícola da Rússia. O embargo prejudica principalmente a área de suínos, pois entre 40% e 45% das exportações do segmento seguem para aquele país.

Auditorias no cronograma

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, informou que o governo se comprometeu em realizar uma auditoria que começa já na semana que vem em todas as indústrias embargadas pelos russos. Sua pasta garantiu às autoridades russas que faria novas auditorias em todas as indústrias de carnes bovina, suína e de aves habilitadas a exportar para a Rússia.

Temer já esteve na Rússia em maio em missão realizada para ampliar o comércio entre os dois países. Sua iniciativa de buscar uma solução para o impasse amplia o seu papel junto à presidenta Dilma Rousseff. E consolida a aliança do governo com o PMDB. Ponto para ambos nesta questão.

 

Foto: Wikipedia

 

Tags:
Edições digital e impressa