A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff e os governadores do Nordeste irão se reunir na próxima quinta-feira, em Natal (RN), para discutir assuntos de interesse da região. A idéia é apresentar a conta do apoio que o grupo deu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha eleitoral. Lula recebeu 77,13% dos votos dos nordestinos, percentual mais expressivo entre as regiões do país.
Segundo a governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria (PSB), todos os nove governadores confirmaram presença no encontro. A expectativa é de que, além de Dilma, outros ministros também participem.
- Estamos solicitando a presença de outros ministros, como o da Educação, mas ainda não há confirmação -, disse.
Os governadores devem pedir ao governo a liberação de recursos para projetos de infra-estrutura, além de discutir o impacto nas finanças dos Estados com a implantação do Fundeb, a recriação da Sudene e a reforma tributária. Este último ponto provoca divergência entre as regiões do país. Os nordestinos defendem que o imposto seja taxado no destino e não na origem, como é hoje, o que beneficia o Sul e o Sudeste em detrimento do Norte e Nordeste.
O presidente tem o apoio de sete dos nove governadores do Nordeste. Apenas Teotônio Vilela (AL) e Cássio Cunha Lima (PB), ambos tucanos, fazem oposição ao seu governo, ainda assim de forma branda.
Governadores do nordeste se reúnem para cobrar ações do governo federal
Terça, 09 de Janeiro de 2007 às 15:30, por: CdB