Rio de Janeiro, 27 de Maio de 2026

Governadora participa da abertura da XVII Bienal Internacional do Livro

Quinta, 12 de Maio de 2005 às 06:41, por: CdB

A governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus, participa, nesta quinta-feira, da abertura da XII Bienal Internacional do Livro, no Riocentro, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. O evento vai até o dia 22 e receberá 230 autores brasileiros e 120 estrangeiros, além de prestar uma homenagem especial à França. Está prevista a presença do ministro da Cultura da França, Renaud Donnedieu de Vabres.

Rosinha recebeu o convite, pessoalmente, do presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, Paulo Rocco, dono da Editora Rocco. Para a governadora, a bienal é um evento que ajuda a incentivar o hábito da leitura. O governo do estado mantém diversas ações para ampliar o número de leitores fluminenses.

- O estado é o único a ter pelo menos uma biblioteca pública em cada um dos seus 92 municípios. Além disso, a bienal já é parte do calendário de eventos do estado, sendo o terceiro mais importante na cidade este ano, atrás apenas do Réveillon e do Carnaval - afirma a governadora.
Segundo Paulo Rocco, o convite à governadora foi além do fato de ela ser a representante oficial do estado.

- Ela tem o hábito da leitura e é uma assídua visitante da bienal. Rosinha é amiga do livro - ressaltou Rocco.

A Secretaria de Cultura terá um estande no evento, localizado na Rua C (Pavilhão Vermelho), onde será realizado, amanhã, a partir das 14h, o IV Encontro de Secretários Municipais de Cultura. O secretário Arnaldo Niskier lançará ainda a revista "Aurora Fluminense", com artigos de personalidades da cultura do estado, como o acadêmico Antônio Olinto.

Durante o evento, também será apresentado o Projeto Rio Ler, no Auditório Carlos Drummond de Andrade, no Pavilhão Verde. A apresentação ficará a cargo da diretora do Departamento Geral de Bibliotecas, Ana Lígia Medeiros, às 13h30. Está previsto também um encontro com os membros do Conselho Estadual de Cultura, às 15h.

A bienal reunirá mil expositores, entre editores, livreiros, distribuidores, agentes, importadores e exportadores, além de empresas de material e serviços associados à produção do livro. A expectativa da organização é receber entre 550 mil e 600 mil visitantes nos três pavilhões.

A Secretaria de Segurança Pública repetirá o esquema de segurança adotado na bienal anterior e que garantiu a tranqüilidade de visitantes e expositores.

Tags:
Edições digital e impressa