Rio de Janeiro, 07 de Setembro de 2026

Gordura abdominal aumenta riscos de Alzheimer

Sexta, 21 de Maio de 2010 às 09:18, por: CdB

Um estudo da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, mostrou que o aumento dos níveis de gordura na região da barriga na meia idade pode aumentar os riscos de desenvolver doença de Alzheimer e outros tipos de demência anos mais tarde.

O estudo, que avaliou dados de 730 pessoas com média de idade de 60 anos, incluindo exames de ressonância magnética do cérebro, índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura e tomografias que mediam gordura abdominal, mostrou uma associação significativa entre o aumento do IMC, indicando obesidade, e menores volumes do cérebro na velhice.

A gordura abdominal mostrou ser o principal fator envolvido nessa relação.

Segundo os pesquisadores, os dados sugerem uma conexão mais forte entre a obesidade central - particularmente o componente de gordura visceral da obesidade abdominal - e o risco de demência e doença de Alzheimer.

As descobertas oferecem grande entendimento sobre os mecanismos associados à relação entre obesidade e demência.

Tags:
Edições digital e impressa