Rio de Janeiro, 15 de Janeiro de 2026

<i>Google</i> testa serviço de informações telefônicas por voz

O campeão de buscas na internet, o Google, ampliou na sexta-feira uma experiência que envolve o uso de reconhecimento de voz em telefones. Desta forma os consumidores podem solicitar informações locais, desafiando diretamente os fornecedores de informações telefônicas. A empresa está convidando os usuários de telefones nos Estados Unidos a discar 1-800-GOOG-411 (1-800-466-4411), de qualquer aparelho, para testar um serviço gratuito de informações por voz que ela chama de Google Voice Local Search, disponível no site experimental Google Labs. (Leia Mais)

Segunda, 09 de Abril de 2007 às 15:33, por: CdB

O campeão de buscas na internet, o Google, ampliou na sexta-feira uma experiência que envolve o uso de reconhecimento de voz em telefones. Desta forma os consumidores podem solicitar informações locais, desafiando diretamente os fornecedores de informações telefônicas. A empresa está convidando os usuários de telefones nos Estados Unidos a discar 1-800-GOOG-411 (1-800-466-4411), de qualquer aparelho, para testar um serviço gratuito de informações por voz que ela chama de Google Voice Local Search, disponível no site experimental Google Labs.

A Google informa em seu site que "usando esse serviço, é possível obter acesso rápido à mesma informação local que se pode obter no Google Maps" e que "não é preciso computador, conexão com a Internet e nem mesmo usar o teclado do celular". Os detalhes estão disponíveis em http://labs.google.com/goog411/.

A experiência do Google surge semanas depois que a Microsoft fechou acordo para adquirir a Tellme Networks, uma empresa de buscas ativadas por voz, em transação avaliada por fontes em mais de 800 milhões de dólares. A compra da Tellme é a maior aquisição da Microsoft nos últimos cinco anos.

A melhora na qualidade e a queda nos custos da tecnologia de buscas ativadas por voz estão atraindo empresas de Internet como o Google, Microsoft e Yahoo para a área do marketing telefônico.

Analistas do Kelsey Groups estimam que o mercado norte-americano de informações telefônicas gere 9,4 bilhões de dólares ao ano. No mundo, o movimento desse mercado chega a 13 bilhões de dólares, de acordo com dados da Opus Research.

Tags:
Edições digital e impressa