Rio de Janeiro, 15 de Janeiro de 2026

<i>Google News</i> e AFP fazem acordo sobre publicação de notícias

Domingo, 08 de Abril de 2007 às 16:17, por: CdB

A agência de notícias France-Presse e o Google fizeram um acordo judicial sobre direitos autorais, permitindo que o Google publique on-line fragmentos de notícias e fotos da agência de notícias francesa, disseram as duas companhias na sexta-feira.

Em um comunicado conjunto, ambas as empresas afirmaram que o acordo permite que a gigante da Internet publique conteúdo da AFP no Google News e em outros serviços. Os termos desse acordo não foram divulgados.

O processo da AFP, acompanhado de perto pela mídia, foi movido nos Estados Unidos e na França. A ação procurava avaliar danos e interesses assim como impedir o uso de textos e fotos da AFP sem permissão prévia. A AFP concordou em retirar o caso.

A agência entrou com o processo há dois anos, acusando a empresa de busca na Internet de infringir as leis de direitos autorais por publicar chamadas da AFP, notícias e fotos, sem a permissão da agência, no serviço automatizado Google News.

- O mais significativo caso de direitos autorais contra o Google News, movido pela agência France Presse em março de 2005, está terminado -, disse Danny Sullivan, um analista da indústria, em seu blog Search Engine Land.

Google News permite aos usuários buscar por meio de palavras-chave notícias e links, agrupando temas relacionados com base em análise de computadores. O serviço está disponível internacionalmente em 40 línguas ou versões regionais.

O novo acordo "vai permitir o uso do conteúdo da AFP de forma inovadora, que irá melhorar dramaticamente a maneira que os usuários experienciam notícias na internet," disse o comunicado das companhias.

O acerto acontece oito meses após o Google fazer um acordo com a Associated Press, ou AP, ao concordar em pagar para usar as notícias da agência. A Reuters também tem vários acordos para fornecer notícias e fotos para os serviços Google.

- O acordo vai permitir usos de conteúdo da AFP sob formas que vão além do uso típico de conteúdo nos serviços do Google, que contém apenas títulos e chamadas de texto para dar apenas uma amostra do que o artigo oferece -, disse o executivo-chefe da AFP Pierre Louette em um comunicado.

A AFP tem acordos de licenciamento com os concorrentes do Google, Yahoo Inc, Microsoft Corp. MSN, Time Warner Inc.'s AOL e outros serviços.

Tags:
Edições digital e impressa