Rio de Janeiro, 18 de Setembro de 2026

Google chega ao mercado de navegação

O Google vai incorporar tecnologia para localização de endereços a novas versões de seu software para celulares inteligentes. O novo produto Google Maps Navigation vai oferecer instruções detalhadas de navegação, em tempo real, diretamente para celulares que operem com a nova versão de seu software Android. (Leia Mais)

Quarta, 28 de Outubro de 2009 às 11:33, por: CdB

O Google vai acrescentar a Garmin e a TomTom à sua crescente lista de rivais, quando o gigante das buscas da Internet incorporar tecnologia para localização de endereços a novas versões de seu software para celulares inteligentes.

O Google anunciou que o seu novo produto Google Maps Navigation vai oferecer instruções detalhadas de navegação, em tempo real, diretamente para celulares que operem com a nova versão de seu software Android.

O produto de navegação, que oferece reconhecimento de voz e uma tela de orientação que incorpora o arquivo online de fotografias de rua do Google, representa um novo passo do Google para enfrentar o iPhone, da Apple, e o software Windows Mobile, da Microsoft, com o seu sistema operacional Android para celulares inteligentes.

A decisão também representa ameaça competitiva direta para empresas como a Garmin e a TomTom, que vendem aparelhos de navegação com software especializado. A TomTom também produz um aplicativo de navegação para o iPhone, vendido por US$ 99,99 nos Estados Unidos.

Executivos do Google informaram nesta terça-feira que a empresa havia decidido oferecer um serviço de navegação detalhada para motoristas, como parte de seu serviço de mapas lançado quatro anos atrás, porque esse era o recurso mais solicitado pelos usuários.

O presidente-executivo do Google, Eric Schmidt, afirmou que a expansão para um novo mercado, com novos concorrentes, não estava entre os motivos da empresa.

– Isso é um problema tático que ocorre depois da definição de um objetivo estratégico, qual seja, o de oferecer algo que funciona com certa magia em aparelhos portáteis que empreguem a nuvem –, disse Schmidt.

O novo serviço de navegação funcionará com o novo sistema operacional Android 2.0, que o Google lançará em breve. A empresa anunciou o lançamento de ferramentas de programação para o Android 2.0 nesta terça-feira, mas um porta-voz acrescentou que detalhes específicos sobre a disponibilidade do sistema seriam divulgados pelos fabricantes de celulares e operadoras de telefonia móvel.

Tags:
Edições digital e impressa