A diretoria de concursos da Guarda Municipal divulgou nota oficial para explicar a necessidade de que candidatos a uma vaga no próximo concurso tenha 20 dentes. Segundo a GM, quem usa prótese, dentadura ou implante, pode sim, participar do concurso, ao contrário do que foi divulgado por alguns meios de comunicação.
A Guarda Municipal informa ainda que para participar do concurso da guarda, independente que tipo de dente (canino, molar, etc) o candidato possui. Vale lembrar - disse ainda a Guarda Municipal - que este tipo de exigência é uma prática comum nas forças de segurança, incluindo PM e Forças Armadas.
A nota, na íntegra, é a seguinte:
"A Guarda Municipal do Rio de Janeiro informa que o limite mínimo de dentes, como ocorre em concursos desta natureza (área de segurança, incluindo Polícia Militar e Forças Armadas), é um dos aspectos para avaliar - além da apresentação pessoal - a saúde bucal dos candidatos dentro de um quadro amplo que, inclui a formação óssea/coluna cervical, níveis de articulação e capacidade física.
Incluída no edital do concurso de 2002 - a exigência institui um limite mínimo de dez dentes para cada arcada, sem impedir a participação de candidatos que utilizem próteses, dentaduras ou implantes. Por não constar de maiores detalhamentos, o item permite ainda a participação de um maior número de candidatos".