A Guarda Municipal do Rio de Janeiro vai atuar com 600 guardas (sendo 120 de trânsito) no patrulhamento dos principais eventos que acontecem na cidade durante o feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, entre sexta-feira e domingo.
Para toda a cidade, a GM-Rio mantém ainda o efetivo rotineiro de mil guardas municipais para realizar o controle urbano, ao comércio ilegal, a fiscalização do trânsito, a proteção ao patrimônio e o atendimento do púlico em geral.
Do efetivo geral, 40 GMs (10 do trânsito) irão atuar no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, durante o Troféu Mundial de Nado Sincronizado, que acontece durante o feriadão. O esquema funciona das 8h às 12h.
Para o show dos artistas Latino e MC Perla, em comemora~]ao ao Dia das Crianças, na Quinta da Boa Vista, 185 guardas (sendo 15 de trânsito) estarão distribuídos em torno do parque. A operação começa na noite desta quinta-feira, com 18 GMs atuando na inibição dos ambulantes irregulares em apoio aos fiscais da Secretaria Municipal de Governo.
Às 13h do dia seguinte, 167 guardas reiniciam o trabalho permanecendo até o término do evento. Outra tradicional área que recebe grande público nessa data é o Aterro do Flamengo. Para isso, a GM-Rio reforçou o patrulhamento no local com 30 guardas distribuídos pelo parque.
Para mais uma edição da Parada Gay, que acontece neste domingo (14), a partir das 16h na Praia de Copacabana, 222 guardas (27 de trânsito) farão o patrulhamento geral do evento e auxílio da população.
O esquema começa na noite de sábado, com 21 guardas ao longo do percurso. Os demais guardas reforçarão o esquema a partir das 9h de domingo. dio Maracanã. Para a partida entre Vasco e Botafogo, no domingo, o efetivo será ampliado para 22 GMs.