Gleisi Hoffmann A ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann garantiu que todos os editais do governo federal referentes às obras da Copa do Mundo e das Olimpíadas serão levadas ao Tribunal de Contas da União (TCU). E aproveitou para ressaltar a importância de um trabalho conjunto entre o Tribunal e o Executivo.
"Eu vim dizer que em todos os editais do regime diferenciado de contratação (RDC), que forem lançados, nós gostaríamos de ouvir previamente o TCU e que os órgãos de controle pudessem fazer a verificação". Ao Tribunal está garantida a requisição "a qualquer momento" dos editais para uma avaliação prévia dos processos que serão implantados pelo governo.
A ministra frisou a importância da colaboração entre o Tribunal e o Executivo, lembrando o "papel pedagógico" e de orientação do órgão. Para Gleisi, a avaliação prévia do Tribunal dará condições para que o governo coloque editais bem estruturados a público, evitando problemas futuros.
Torcida
Espero que a ministra Gleisi tenha mais sorte que seus antecessores, inclusive eu. Todos nós fomos ao TCU e nos propusemos a um trabalho comum, desde termos de ajuste de conduta, revisão prévia dos editais a grupos de trabalho comuns para analisar e avaliar licitações e as obras.
A questão central, porém, é que o TCU atribuiu a si mesmo funções legais que são do Congresso Nacional e do próprio Executivo. Sem falar do caráter político - de oposição ao governo - expresso em muitas de suas decisões. Mas, a ministra fez bem. Deu uma lição de democracia e partiu em busca do diálogo. E prova que o Governo Dilma não tem o que esconder e nada a temer.
Foto: site Gleisi Hoffmann