Rio de Janeiro, 08 de Setembro de 2026

Gleisi na Casa Civil: 'farei o que Dilma determinar'

Terça, 07 de Junho de 2011 às 14:55, por: CdB

Fábio Góis

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), convidada para ocupar a vaga deixada por Antônio Palocci na Casa Civil, disse que fará o que for determinado pela presidenta Dilma Rousseff. “A presidenta Dilma quer o funcionamento na Casa Civil na área de acompanhamento de processos e projetos do governo. Tive oportunidade de trabalhar com ela em diversos projetos, quando fui diretora financeira de Itaipu. Ela disse que o meu perfil se adequa àquilo que ela pretende”.

Em entrevista coletiva concedida há pouco em uma das comissões do Senado, a petista disse que, antes de tomar posse na Casa Civil, em cerimônia prevista para as 16h, subirá pela última vez à tribuna do Plenário do Senado para dar mais detalhes sobre o trabalho que fará.

“Recebi da presidenta Dilma um convite que me honrou e orgulhou muito. Quero agradecer a ela a confiança em minha capacidade de trabalho”, disse a senadora, dizendo estar consciente do “desafio grande” que a espera. “O desafio é muito grande. Vou me dedicar e trabalhar muito para que eu possa entregar o produto que ela quer do meu trabalho, que é o compromisso com a presidenta que eu tenho e o compromisso com o meu país. Sei do tamanho de minha responsabilidade nesse processo.”

Ao lado do líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), e acompanhada de senadores petistas, Gleisi foi concisa em seu primeiro pronunciamento após o anúncio da Presidência da República. Em menos de dez minutos de fala, Gleisi não quis falar sobre o enfraquecimento da articulação política do Planalto. Disse que fará um trabalho de gestão, ao estilo da própria presidenta Dilma à época da gestão Lula.

Depois dos agradecimentos e dos elogios a Dilma, Gleisi fez uma “deferência, uma menção especial” ao agora ex-ministro-chefe da Casa Civil. Lamentando o afastamento um dia depois de o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, arquivar procedimento investigativo contra Palocci, a senadora disse ter acompanhado o trabalho do correligionário durante transição do governo do presidente Lula, e que Palocci “foi muito importante no projeto de transformação do Brasil”.

“Para nós também é um momento triste. É uma pena perder o ministro Palocci no governo, pela qualidade que ele tem”, declarou Gleisi, deixando a expressão sorridente do início da entrevista.

A despeito da impressão de alguns parlamentares sobre o estilo incisivo de Gleisi na defesa do governo Dilma, em geral a indicação de Gleisi bem recebida no Senado. Como disse o senador Pedro Simon (PMDB-RS), um dos dissidentes da base governista, senadora “melhora a imagem da Casa Civil em todos os aspectos”.

Leia também:
Câmara tem guardado o sigilo telefônico de Palocci

Tags:
Edições digital e impressa