A temporada de moda primavera-verão teve sua largada, nesta terça-feira, com o Fashion Rio, que se muda para um espaço maior, na Marina da Glória, e traz seis novas grifes.
As tops Gisele Bündchen e Raica Oliveira são esperadas, mais uma vez, em desfiles sempre disputados. A primeira desfila para a Colcci pela quarta vez, enquanto a segunda, namorada de Ronaldo, entra na passarela da TNG.
O Fashion Rio, que vai até domingo, muda do Museu de Arte Moderna para um espaço de 27 mil metros quadrados na Marina da Glória -- dois mil a mais que na edição anterior.
Serão 40 grifes no total, contra 31 da temporada passada, e quatro salões de desfiles, contra três que eram montados no MAM. O orçamento também pulou de R$ 5 milhões para R$ 6,5 milhões.
Apesar da baixa das grifes Tessuti, Virzi, Graça Ottoni, Carmelitas e Wendell Bráulio, que por motivos diversos pulam esta temporada, o Fashion Rio recebe sangue novo de seis grifes, além da volta da Coven, após ausência nas duas últimas estações.
De São Paulo, apresentam suas novas coleções as grifes Theodora (da estilista Rita Wainer), Sommer, Zil e Juliana Jabour. De Mina Gerais, o mineiro Eduardo Suppes, que deixou o São Paulo Fashion Week na última edição do evento, em janeiro.
A estilista carioca Nina Becker, que também é cantora, é a sexta nova integrante do evento, fazendo sua estréia com um desfile no Teatro Dulcina. Ela mesma assina a trilha sonora, ao lado da atriz e cantora Thalma de Freitas.
<b>CARTÃO POSTAL</b>
Os desfiles fora da sede oficial costumam ser os mais comentados do dia e, nesta temporada, cartões postais do Rio serão explorados como cenários.
É o caso da grife Alessa, que ficou famosa exibindo suas criações em locais inusitados como a cozinha de um hotel e um hipermercado. Desta vez, sobe o Morro da Urca para mostrar suas peças inspiradas no Rio de Janeiro.
Nesta terça-feira, início do Fashion Rio com apenas um desfile de peso, a marca de moda praia Blue Man se apresenta nos Arcos da Lapa, com música ao vivo da sambista dona Ivone Lara.
A moda praia, ponto alto das temporadas no Brasil, estará representada por cinco grifes exclusivas do gênero. Além da Blue Man, há também a nova grife paulista Zil e as veteranas Salinas e Lenny. Luiza Bonadiman, que participou de dois desfiles de Novos Designers, faz desfile solo nesta temporada.
Outro evento do Fashion Rio, a bolsa de negócios Fashion Business, trará 150 marcas para lojistas especializados de todo o Brasil. Em janeiro, foram 80 marcas expostas.
Os organizadores esperam um crescimento de 20% nos negócios, após as vendas para o mercado interno no mesmo período de 2005 somarem R$ 350 milhões, e as exportações chegarem ao patamar de US$ 10 milhões.