Os melhores vestibulares do país estão com as datas marcadas. A preparação do ano inteiro e o esforço durante as aulas do cursinho podem ser potencializados com técnicas de concentração e melhora de raciocínio.
Conhecida como Ginástica Cerebral, a técnica consiste em exercícios que estimulam o desenvolvimento da capacidade do cérebro, ajudando a melhorar a memória, a concentração, a criatividade e o raciocínio, além de controlar a ansiedade e o estresse.
O responsável pela introdução da Ginástica Cerebral no Brasil, o escritor Carlos Maurício Prado, realizará palestras entre os dias 15 e 18 de outubro no Rio de Janeiro e em Niterói e ensinará aos interessados os exercícios publicados em seu livro.
Carlos Maurício já realizou mais de três mil palestras sobre o assunto no país. Além de ensinar técnicas para os vestibulando, o escritor também demonstrará exercícios específicos para a melhor idade.
Conheça alguns exercícios:
Concentração:
Coloque dois dedos na reentrância da base do crânio. Posicione a outra mão no umbigo. Respire puxando a energia para cima. Após um minuto, inicie o movimento utilizando a outra mão para tocar a outra reentrância da base do crânio (lado oposto ao primeiro). Repita o exercício três vezes.
Memorização:
Coloque uma mão no umbigo. Esfregue o peito firmemente com a outra mão, para a direita e para a esquerda. Olhe para cima e acompanhe com os olhos as linhas divisórias da parede com o teto.
Pontos Positivos:
Durante 1 minuto, massageie o centro da testa, acima dos olhos, pontos da acupuntura (neurovasculares). Isso aumenta o fluxo de sangue no lóbulo frontal, a parte rica e nobre do cérebro. Excelente para rapidez de raciocínio, planejamento, criatividade. Também evita o branco na hora da prova. A massagem pode ser no sentido horário ou anti-horário, conforme a preferência de cada pessoa.