Rio de Janeiro, 09 de Setembro de 2026

Gilberto Gil volta à infância e celebra ``afeto'' de Salvador

Sexta, 20 de Fevereiro de 2004 às 06:30, por: CdB

Ao som de sete clarins de Carlinhos Brown, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, regressou à sua infância durante o primeiro dia do Carnaval de Salvador num momento em que sua pasta atravessa turbulências por problemas de administração de verbas -- para não falar da crise ecoada no governo federal pelas denúncias envolvendo o ex-assessor da Casa Civil Waldomiro Diniz.

``Eu acabei de comentar que é comovente ouvir o som desses clarins. Ao ver uma menina carregada por seu pai, eu pude lembrar de minha infância'', disse o ministro na noite desta quinta-feira, com os cabelos rastafari cobertos de pétalas de rosas jogadas pelo cantor e compositor Carlinhos Brown.

Questionado sobre a volta à cidade natal num momento em que seu ministério passa por uma crise após a demissão de três de seus assessores, ele respondeu: ``É ótimo voltar para Salvador. Eu sou um quase folião, quer dizer eu não sou folião, mas eu sempre gostei dessa festa. Apesar de a gente nunca conseguir descansar, é um momento para se refazer.''

Ele assistiu ao Cortejo de Momo feito pelo bloco Zárabe de Brown e por 123 músicos e dançarinos sul-africanos, que deram início à festa no tradicional circuito Osmar, por onde passam blocos afro e trios elétricos.

Apesar de ser uma festa dissipada, devido aos três circuitos que trazem mais de 200 entidades carnavalescas e 70 trios elétricos, o ministro descreveu o Carnaval de Salvador como a oportunidade de integração e afeto entre os diversos povos que vieram à cidade.

``É um momento em que as pessoas realmente se importam umas com as outras. A festa é o verdadeiro amor, o afeto. Ela é a demonstração de como as pessoas realmente se importam umas com as outras'', afirmou.
Ao se referir a uma multidão de jovens e velhos dividindo o espaço entre os blocos, ele disse: ``É lindo ver que essa festa mantém sua tradição e inovação possibilitada através da troca de experiências entre as pessoas mais velhas e os jovens.''

O ministro fará poucas aparições públicas neste Carnaval, subindo apenas ao palco do trio elétrico Expresso 2222 no sábado, quando será homenageado pela cantora Daniela Mercury. E ir ao Rio de Janeiro no domingo.
Neste Carnaval, Gil preferiu ser mais discreto, diferentemente do ano passado, quando assumiu seu trio e subiu como convidado em outros. Sua filha Preta Gil deve comandar o Expresso 2222 na segunda-feira.

Tags:
Edições digital e impressa