O ministro da Cultura, Gilberto Gil, foi autorizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a se afastar do país no período de 16 a 21 deste mês. Ele participa, em Paris, de reunião na sede da Organização das Nações Unidas para Educação , Cultura e Ciência (Unesco) e do lançamento oficial da mostra Saison Brasil - França 2005.
Em Genebra, na Suíça, terá reunião com integrantes da Organização das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (Unctad) e de outros organismos da ONU sobre indústrias criativas.
Gilberto Gil vai, também, a Madri, na Espanha, onde terá audiência com a ministra da Cultura sobre organização de um encontro mundial de ministros da Cultura em defesa da Convenção Internacional da Unesco sobre Diversidade Cultural.