No embalo dos novos acordos firmados entre os governos indiano e brasileiro, o grupo Gerdau concretizou, nesta sexta-feira, uma parceria com o Kalyani, da Índia, para operar uma siderúrgica em Tadipatri, sul do estado de Andhra Pradesh.
Tanto o grupo Gerdau quanto o Kalyani terão uma participação de aproximadamente 45% no capital social da empresa SJK Steel Plant Limited. Os demais 10% serão detidos por outros investidores.
O investimento para a compra dessa participação acionária será inicialmente de US$ 71 milhões, sendo que o valor final será determinado quando da conclusão da operação.
A SJK Steel Plant é uma miniusina com capacidade instalada estimada em 275 mil toneladas de aço líquido por ano. A empresa opera um alto-forno, uma aciaria com dois conversores, um forno panela e um lingotamento contínuo, além de uma planta para a produção de ferro-gusa.
A planta industrial está localizada junto a uma ferrovia, perto de três grandes centros (Bangalore, Chennai e Hyderabad) e tem infra-estrutura para produzir 1,6 milhão de toneladas de aço por ano.
"Esta parceria faz parte da estratégia de crescimento do grupo Gerdau, garantindo sua presença em um país que vem apresentando acelerado crescimento econômico e importante aumento no consumo de aço", destacou a Gerdau em nota oficial.
A Índia tem reservas de minério de ferro de boa qualidade e é considerada um país de baixo custo de produção de aço.