A Gerdau Cosigua e a ONG Rio Voluntário inauguraram nesta segunda-feira a Escola Comunitária Jardim de Infância Tia Anastácia (Rua Almadina, lote 10, quadra A, Santa Cruz, Rio de Janeiro). A iniciativa integra o Programa Brasileirinho, criado a partir de uma parceira entre a Gerdau Cosigua e a ONG Rio Voluntário, para qualificar o atendimento educacional das creches comunitárias da região. O programa conta com a participação do Instituto Gerdau.
Fundada na década de 80 pela enfermeira Ielva Fortunata, a creche comunitária atende 150 crianças de zero a quatro anos. Até receber o apoio, a instituição sobrevivia com poucos recursos e, muitas vezes, dona Ielva teve de recorrer ao próprio salário para comprar merenda e manter a creche funcionando. O espaço físico da instituição foi reformado, os gestores e educadores foram capacitados e as famílias das crianças passaram a receber acompanhamento sócio-educativo.
A partir do Programa Brasileirinho, a instituição foi reformada e as instalações adaptadas às exigências do Ministério da Educação e Cultura para o ensino infantil. A creche também recebeu móveis novos e materiais didáticos. Além da reforma do espaço físico, os profissionais que atuam na creche passaram por capacitação pedagógica e de gestão e a creche vai receber assessoria técnica durante os próximos cinco anos.
A Escola Comunitária Jardim de Infância Tia Anastácia é a décima primeira creche beneficiada pelo Programa Brasileirinho. Desde sua fundação, no ano passado, a iniciativa já beneficiou 2.500 crianças do município do Rio de Janeiro. Graças à sua atuação em prol da educação infantil, o programa foi reconhecido no ano passado com o Prêmio Criança, da Fundação Abrinq.
Gerdau Cosigua em parceria com ONG inauguram escola comunitária no Rio
Segunda, 07 de Maio de 2007 às 18:42, por: CdB