Dois candidatos democratas à eleição presidencial de novembro de 2004 acusaram o atual presidente George W. Bush de falta de sinceridade em relação à questão do Iraque.
- Sejamos claros: um discurso de quinze minutos não compensa os quinze meses passados induzindo os americanos ao erro sobre o porquê da guerra no Iraque e não compensa as quinze semanas de má gestão dos esforços de reconstrução - declarou Howard Dean, ex-governador de Vermont (nordeste).
O candidato democrata duvidou que o discurso presidencial tenha convencido outros países a participar da reconstrução do Iraque, como deseja o governo Bush.
- O presidente deve solicitar imediatamente que seu secretário de Estado (Colin Powell) tome um avião para pedir tropas, dinheiro e os acordos necessários para que nossos aliados e amigos participem dos esforços para fazer do Iraque um lugar melhor - disse Dean.
Para outro candidato democrata, o senador de Massachusetts, John Kerry, o discurso presidencial deixa muitas perguntas sem resposta.
- Fazer um discurso pela televisão não vai contribuir para tranqüilizar os americanos sobre o que acontece no Iraque. Dizer a verdade aos americanos não requer um discurso, mas respostas francas a questões difíceis - afirmou Kerry.
George W. Bush é criticado por candidatos democratas
Domingo, 07 de Setembro de 2003 às 22:40, por: CdB