Rio de Janeiro, 07 de Setembro de 2026

George Lucas e James Cameron promovem novos filmes em 3D

Quarta, 06 de Abril de 2005 às 16:01, por: CdB

Se os cineastas George Lucas e James Cameron conseguirem completar seu objetivo, uma nova onda de filmes tridimensionais pode vir tomar o lugar de filmes dos anos 1950 como "Bwana Devil", em que o público tinha que usar enormes óculos azuis e vermelhos de papelão.

Cameron, que dirigiu "Titanic", Lucas, responsável pela série "Guerra nas Estrelas", e até mesmo Peter Jackson, diretor da trilogia "Senhor dos Anéis", querem que os fãs esqueçam aqueles óculos esquisitos.

De acordo com eles, a nova versão de filmes em 3D pode mergulhar o público diretamente na ação de trabalhos como a ficção científica "Battle Angel", de Cameron, prevista para chegar aos cinemas em 2007.

Os novos filmes em 3D não tomam o lugar dos filmes tradicionais. O público vai ganhar duas versões do mesmo trabalho, e os estúdios e cinemas ganharão dois longas para vender.

São necessários óculos especiais para assistir aos novos filmes em 3D, mas não serão os óculos antigos de papelão, com lentes vermelhas e azuis, e sim óculos com armações de plástico e lentes transparentes.

Por trás do novo 3D está a novidade do chamado "cinema digital", ou seja, a projeção de filmes na tela diretamente de arquivos digitais, em lugar de rolos de filme. Esses filmes serão exibidos com sistemas de projeção que custam até 100 mil dólares a unidade para ser instalados.

O cinema digital tem o apoio dos maiores estúdios de Hollywood, que vão reduzir em muito os custos de distribuição dos filmes porque não vão mais precisar enviar milhares de rolos de filme pelo mundo afora.

Em lugar disso, poderão transmitir arquivos digitais baratos via satélite, e esses arquivos serão guardados em redes informatizadas dentro dos cinemas.

Mas a transição terá um custo alto, que, segundo observadores do setor, pode chegar a 3,6 bilhões de dólares nos próximos anos.

Os proprietários de cinemas querem que os estúdios paguem por isso e querem novos tipos de conteúdo e filmes para ajudar a lotar seus cinemas que terão os sistemas de cinema digital. Os diretores disseram que têm uma resposta: atualizar uma proposta antiga, o 3D.

"Estamos fazendo estes filmes e acreditamos na tecnologia", disse Cameron numa convenção recente de proprietários de cinemas em Las Vegas, ShoWest.

George Lucas, cujo filme "Star Wars: Episode III -- Revenge of the Sith" chegará aos cinemas em maio, quer relançar toda a série "Guerra nas Estrelas" em 3D a partir de 2007, e Peter Jackson deu a entender que poderá fazer o mesmo com a trilogia "Senhor dos Anéis".

Tags:
Edições digital e impressa