O príncipe Harry não será mais enviado ao Iraque, de acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira pelo chefe do Estado Maior das Forças Armadas, general Richard Dannatt. Em nota o general Dannatt disse que "após uma visita ao Iraque na semana passada, descobri um número de ameaças relacionadas diretamente ao príncipe Harry e àqueles em sua volta, e eu não estou preparado para exportar estes riscos".
- Eu sei que o príncipe Harry ficará extremamente decepcionado e que seus soldados vão sentir sua falta no Iraque -, afirmou.
Na nota ele também diz que "um dos fatores mais importantes na minha decisão foi o conhecimento e a discussão sobre o envio do príncipe na imprensa".
Dannatt disse que alguns riscos da participação de Harry no Iraque não foram divulgados. Ele também elogiou o príncipe por se mostrar um oficial de "determinação e talento indiscutível".
Harry havia manifestado anteriormente sua vontade de participar das ações de seu regimento, conhecido como Blues and Royals, no Iraque.
O príncipe confirmou ter ficado "muito decepcionado" com a decisão, mas disse que não deixará o Exército, segundo nota oficial da família real britânica.
A decisão anunciada nesta terça-feira demonstra uma mudança radical de posição do Ministério da Defesa, que havia anunciado no mês passado a ida de Harry ao Iraque em uma missão de reconhecimento.
General desiste de enviar príncipe Harry ao Iraque
Quarta, 16 de Maio de 2007 às 16:20, por: CdB