Rio de Janeiro, 08 de Outubro de 2026

Gene pode ser o 'vilão' da obesidade, diz estudo

Uma nova pesquisa realizada por cientistas britânicos reforça o papel de um gene, o FTO, como o "vilão" da obesidade. No estudo, divulgado na publicação científica Journal of Obesity, os cientistas ofereceram a 131 crianças com idade de quatro ou cinco anos um prato de biscoitos. (Leia Mais)

Terça, 13 de Janeiro de 2009 às 14:18, por: CdB
Uma nova pesquisa realizada por cientistas britânicos reforça o papel de um gene, o FTO, como o "vilão" da obesidade.

No estudo, divulgado na publicação científica Journal of Obesity, os cientistas ofereceram a 131 crianças com idade de quatro ou cinco anos um prato de biscoitos salgados e doces uma hora depois de uma refeição completa.

Os resultados indicam que as crianças com uma ou duas variantes do FTO eram mais propensas a comer os biscoitos, apesar de possivelmente estarem saciadas pelos alimentos ingeridos na refeição.

- Acreditamos que nossa pesquisa esclarece um pouco mais sobre como algumas crianças respondem melhor aos sinais dados pelo corpo quando já estão saciadas - disse Jane Wardle, autora do estudo.

Segundo ela, a pesquisa sugere que algumas crianças não sabem quando parar de comer, o que pode levar à obesidade e causar problemas de saúde.

- Saber mais sobre os genes é o primeiro passo para reduzir esses efeitos negativos - afirmou.

Tags:
Edições digital e impressa