Moradores do Morro Santa Marta, em Botafogo, ganharam 30 geladeiras como parte do Programa Comunidade Eficiente, desenvolvido pelo poder público em parceria com a iniciativa privada. O programa busca incentivar pessoas que moram em áreas de baixa renda a reduzir o consumo de energia e formalizar seu fornecimento de eletricidade. O evento foi realizado na quadra da escola de samba Mocidade Unida do Santa Marta.
– O importante dessa iniciativa é que se passa a viver com regras. E com regras a vida fica muito melhor, as pessoas passam a respeitar o próximo e a ser respeitadas – destacou.
O prefeito contou ainda que visitou a comunidade logo após ser eleito, em novembro, ao lado do governador Sérgio Cabral, e constatou as más condições da rede elétrica local. Nessa época, segundo ele, nasceu a parceria que culminou no Programa Comunidade Eficiente. Paes ainda ressaltou que o programa, embora beneficie e muito os moradores, não é um "brindezinho" dado à comunidade, e sim como um compromisso do morador com a conservação de energia e também com as regras do Estado de Direito.
De acordo com José Luiz Alquéres, presidente da Light S.A., que coordena o programa, somente no Santa Marta serão trocadas 600 geladeiras até o final deste mês - 335 já foram entregues. Alquéres explicou que o programa cadastra os moradores interessados e avalia as condições dos refrigeradores antigos, identificando os que têm consumo alto e precisam ser substituídos. A Cidade de Deus, em Jacarepaguá, e a comunidade do Batan, em Realengo, serão as próximas comunidades a serem beneficiadas.
A entrega das geladeiras é parte do programa, o qual inclui uma série de medidas, entre elas estão a instalação de 30 Km de novas redes de energia, a duplicação da capacidade dos transformadores, a troca de 6.800 lâmpadas incandescentes por modelos fluorescentes e até a reforma das redes elétricas no interior das casas.
Os moradores ainda receberam orientação sobre a importância de economizar energia e como fazê-lo sem pôr em risco a segurança de todos. Eles também foram informados do novo esquema de cobrança pelo fornecimento de eletricidade, baseado no valor da tarifa social (R$ 15,79) e que será aplicado até o final deste ano e ao longo de 2010. A partir de 2011, todos vão pagar pelo que consumirem e serão fiscalizados, como qualquer outro cidadão.
Geladeiras são entregues no Morro Santa Marta
Sexta, 21 de Agosto de 2009 às 09:49, por: CdB