Vinhos das regiões de Cognac, Bergerac e Lot-et-Garonne também foram afetados, disse Bernard Farges, chefe do Sindicato de Vinhos Bordeaux
Por Redação, com agências internacionais - de Bordeaux, França
As vinícolas de Bordeaux no sudoeste da França poderão perder até metade de sua safra neste ano. Em apenas duas noites de geada intensa, as vinhas foram danificadas no fim de abril, disse uma autoridade da indústria de vinhos neste sábado. Os preços desta safra, no futuro, deverão sofrer um reajuste severo, segundo analistas do setor.
Vinhos das regiões de Cognac, Bergerac e Lot-et-Garonne também foram afetados, disse Bernard Farges, chefe do Sindicato de Vinhos Bordeaux , à agência inglesa de notícias Reuters.
— Para os vinhos... estimamos que o impacto será de perda de quase 50%, dependendo de quantos brotos conseguirão renascer — disse ele.
Incluindo os ganhos perdidos em subcontratantes da indústria, o dano total é estimado entre 1 e 2 bilhões de euros. A produção deste vinho foi estimada em queda de cerca de 350 milhões de garrafas.
Os danos provocados pela geada variaram amplamente dependendo da área exata. Alguns proprietários podem perder apenas de 15% a 30% de sua colheita de uvas. Mas outros correm o risco de ver sua produção inteira destruída.