As tropas lideradas pelos Estados Unidos estão fazendo progresso contra os insurgentes, no Afeganistão, apesar de baixas significativas e preocupação sobre a qualidade das tropas afegãs, disse Robert Gates, secretário de Defesa dos EUA, nesse domingo. Gates disse ao programa "Fox News on Sunday" que o general americano Stanley McChrystal e outros líderes militares estão confiantes que a campanha contra os insurgentes do Talibã, especialmente os do sul do Afeganistão, está caminhando na direção certa.
McChrystal é o principal comandante dos EUA e da Otan no Afeganistão. "É um trabalho árduo e estamos sofrendo baixas significativas," disse Gates, completando que o Pentágono já esperava travar uma batalha acirrada ao sul da cidade de Kandahar e em outras áreas controladas pelo Talibã.
"Ele (McChrystal) está confiante de que vai conseguir mostrar, até dezembro, que, não só a nossa estratégia está certa, mas que estamos fazendo progressos," disse Gates.
Entretanto, o secretário de defesa dos EUA disse que ainda era muito cedo para poder dizer quantos soldados americanos seriam retirados do Afeganistão e com que rapidez eles sairiam, quando a retirada, prevista para julho de 2011, começasse. "Isso decididamente ainda não foi determinado," disse Gates.
O presidente Barack Obama decidiu mandar mais 30 mil soldados para o Afeganistão em dezembro, como parte de uma revisão na estratégia que visa a segurança de Kandahar, berço dos Talibãs, para tentar mudar o resultado de uma guerra que já dura nove anos.
Obama também anunciou que julho de 2011 será a data para o inicio da retirada gradativa dos soldados. Transferir a responsabilidade pela segurança para as tropas afegãs em algumas partes do país é um dos pontos chave da estratégia de Obama.
Mas existem dúvidas de que as tropas afegãs conseguirão manter o controle, ao receberem maior autoridade no ano que vem - relatórios recentes mostram que o exército de Cabul é mal treinado e sofre com um alto índice de deserções.
Alguns altos funcionários militares já disseram, extra-oficialmente, que eles duvidam que eles saberão se a estratégia de guerra está ou não funcionando, até o verão do ano que vem, mais ou menos quando Obama planeja começar uma retirada de soldados, caso as condições sejam favoráveis.
O chefe de gabinete da Casa Branca, Rahm Emanuel disse a programa "This Week" da rede de TV ABC, que julho de 2011, data da retirada das tropas, continua "firme" e completou dizendo que Washington estava vendo sinais de que o governo afegão estava fazendo progressos em matéria de segurança.
"Nesse momento chegamos a um ponto no Afeganistão em que, pela primeira vez em oito ou nove anos, eles estão conseguindo cumprir as exigências para o recrutamento de policiais, assim como as exigências em relação ao recrutamento de militares," ele disse durante uma entrevista no domingo. Gates disse que ele acreditava que as tropas afegãs estavam prontas para assumir a responsabilidade principal pela segurança de algumas partes do Afeganistão.