Gary Oldman está negociando reprisar seu papel como Sirius Black para o quinto filme da Warner Bros. Pictures baseado nos livros de J.K. Rowling, Harry Potter e a Ordem da Fênix. Quando a produção do filme, dirigido por David Yates, começou em 6 de fevereiro, no Leavesden Studios da Grã-Bretanha, as negociações com Oldman ainda não haviam começado. Isso levou a imprensa britânica a especular que Oldman não voltaria e que outro ator teria que ser escolhido para o papel.
- Não vamos filmar seu papel por um tempo; e como sempre acontece, você começa com os papéis que são mais importantes - disse o produtor de Potter David Heyman.
- Temos todas as intenções de ter Gary Oldman no papel de Sirius Black.
O estúdio teve a maioria dos principais atores sob contrato até o quarto filme da série, mas teve que fazer novos acordos com eles para o quinto e os subsequentes filmes. Oldman, que interpreta o padrinho de Potter, foi apresentado no terceiro filme, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Embora seu papel tenha sido menor em Harry Potter e o Cálice de Fogo, do ano passado, ele interpreta um papel mais presente em A Ordem da Fênix. Atualmente, Oldman está filmando Zodiac, de David Fincher, em Los Angeles.