Garimpeiros interditaram por volta das 7h desta terça-feira a BR-010, conhecida como Belém-Brasília, na entrada da cidade de Imperatriz, no sudoeste do Maranhão. O protesto é para pressionar o governo federal a liberar a licença para que eles voltem a explorar o garimpo de Serra Pelada, considerado na década de 80 como o maior garimpo a céu aberto do mundo.
A interdição da rodovia, que liga o centro-oeste ao norte do País, já está provocando um engarrafamento de mais de 6 km, em ambos os sentidos. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), caminhoneiros que estão na fila, impedidos de passar, protestam e temem que o bloqueio demore e venha a estragar as cargas.
Há 22 anos, cerca de 1,5 mil garimpeiros fizeram um protesto semelhante a este, no mesmo trecho da Belém-Brasília. O garimpo de Serra Pelada foi desativado durante o governo Collor, em 1992. Os garimpeiros acreditam que ainda exista pelo menos 40 toneladas de ouro no local.
Caso seja reaberto, o trabalho em Serra Pelada não poderá ser manual, como foi na década de 80. Os garimpeiros necessitarão de uma empresa para que possam fazer a exploração mecanizada do garimpo.