Rio de Janeiro, 02 de Novembro de 2026

Garibaldi acredita que 'já é hora da Dilma falar'

Presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) se disse favorável à ida da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ao Senado para falar sobre o suposto dossiê dos gastos presidenciais na gestão de Fernando Henrique Cardoso. (Leia Mais)

Terça, 22 de Abril de 2008 às 08:00, por: CdB

Presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) se disse favorável à ida da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ao Senado para falar sobre o suposto dossiê dos gastos presidenciais na gestão de Fernando Henrique Cardoso.

- Já está na hora de a ministra falar - disse Garibaldi a jornalistas, nesta terça-feira.

A oposição tem apresentado diversos requerimentos em diferentes comissões para tentar a convocação de Dilma Rousseff no Senado, já que na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Cartões Corporativos a convocação foi rejeitada. A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle se reuniu, nesta terça, para votar requerimento do líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), para que Dilma Rousseff dê explicações sobre o caso. Na semana passada, a Comissão de Infra-Estrutura aprovou requerimento semelhante.

- Não é por falta de requerimentos que a ministra não vai deixar de vir. Nunca vi tantas convocações. Acho que está havendo excesso de proteção da ministra. A ministra é a mãe do PAC e agora está havendo um paternalismo muito grande em torno da ministra, que ela não fale, não possa dizer alguma coisa. É um excesso de zelo dos líderes do governo. A ministra é uma pessoa que certamente merece dos líderes essa dedicação toda, mas há horas em que uma dedicação como essa não serve, termina não servindo nem à ministra, nem ao país, nem ao governo - comentou Garibaldi. O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), no entanto, prometeu apresentar requerimento para tentar reverter essa convocação na Comissão de Infra-Estrutura para dar explicações especificamente sobre o suposto dossiê.

Terceiro mandato

Garibaldi Alves se diz contrário a um possível terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

- É um passo para o autoritarismo - declarou o presidente do Senado, ao chegar nesta manhã de terça-feira ao Senado e ao ser indagado sobre as declarações do vice-presidente da República, José Alencar, favoráveis a um terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Garibaldi Alves disse que até gostaria de enfileirar-se com o vice nessa opinião, porque disse respeitar muito José Alencar. Mas sustentou que é contra a continuidade dos mandatos.

- A meu ver, não serve ao país este continuísmo. Nós poderíamos com isso ter uma falta de alternância no poder, que não serve ao país - ressaltou.

Na mesma entrevista, Garibaldi disse que é favorável à manutenção do acordo do Brasil com o Paraguai a respeito de Itaipu. O senador disse que, se o governo brasileiro considera o acordo justo, ele concorda com o governo brasileiro.

Tags:
Edições digital e impressa