Rio de Janeiro, 05 de Outubro de 2026

GANHA PERU PRESIDIRÁ CONGRESSO PERUANO PELA PRIMEIRA VEZ

Quarta, 27 de Julho de 2011 às 07:06, por: CdB

LIMA, 26 JUL (ANSA) - O advogado Daniel Abugattás, da aliança Ganha Peru, foi eleito presidente do Congresso peruano para o período 2011-2012 e se tornou, assim, o primeiro representante desta legenda a dirigir o Legislativo.
   
Abugattás, que pertence à mesma coalizão do presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, encabeçou a única lista inscrita de candidatos à mesa diretora do Congresso unicameral, o que foi interpretado como uma lista de consenso entre as forças políticas.
   
O grupo multipartidário liderado pelo advogado obteve 93 votos a favor, 0 contra e 37 em branco e é formado, além de Abugattás, por Manuel Merino (1º vice-presidente), do partido Peru Possível, Yehude Simon (2º vice-presidente), da Aliança pela Grande Mudança, e Michael Urtecho (3º vice-presidente) pela coalizão Solidariedade Nacional.
   
Ao assumir o cargo, o parlamentar anunciou que durante sua gestão cuidará de maneira prioritária da segurança cidadã, dado o aumento dos crimes de todo tipo que atingem a população. Além disso, ele defendeu a luta anticorrupção e contra a criminalidade organizada, a inclusão social, o desenvolvimento econômico e a melhora das condições trabalhistas.
   
"Nesta legislatura dedicaremos o tempo necessário para que as comissões e o plenário do Congresso tratem de forma prioritária e exclusiva de todas as propostas que contribuam para fortalecer a segurança cidadão e a luta contra a criminalidade", garantiu Abugattás.
   
Ele também destacou que estimulará "uma reforma político-institucional" com a finalidade de "consolidar o verdadeiro papel do Parlamento em todos os sistemas democráticos: representar".
   
O novo Congresso, composto por 130 membros, foi empossado ontem para um mandato de cinco anos.
   
Amanhã, dia 28 de julho, data em que se comemora o 190º aniversário da Independência do Peru, será a vez de Humala assumir a Presidência do País. A posse será conduzida por Abugattás, seu apoiador desde a campanha eleitoral de 2006 na qual perdeu para Alan García.
   
A cerimônia contará com a presença de 15 chefes de Estados e delegações de cerca 80 países. Entre os presidentes, já confirmaram presença Dilma Rousseff, do Brasil, Rafael Correa, do Equador e Álvaro Colom, da Guatemala. (ANSA)

Tags:
Edições digital e impressa