O escritor colombiano Gabriel García Márquez, criador do gênero realismo mágico na literatura, completa na terça-feira 80 anos dando início a uma série de aniversários de marcos de sua carreira, como os 40 anos da publicação de "Cem anos de solidão" e os 25 anos de seu Prêmio Nobel de Literatura.
O autor do romance, "Cem Anos de Solidão", mora no México, mas está sendo esperado neste mês na Colômbia para receber homenagens às quais comparecerão os reis da Espanha, escritores e outras personalidades.
"Gabo", como é conhecido popularmente, nasceu no dia 6 de março de 1927 em Aracataca, no departamento (estado) de Magdalena, uma cidade do litoral caribenho que fica em meio a extensas plantações de banana e que serviu de inspiração para sua Macondo, de "Cem anos de solidão".
- Me parece que é necessária uma enorme irresponsabilidade para ser escritor -, disse Gabo em 1967.
O primeiro volume de suas memórias, "Viver para contar", foi publicada em 2002.
- A pior coisa que pode acontecer a um homem que não tem vocação para o êxito literário, ou em um continente que não está acostumado a ter escritores de sucesso, é publicar um romance que venda como salsicha -, disse ele em uma ocasião.
- É o meu caso. Nego-me a me transformar em espetáculo, detesto a televisão, os congressos literários, as conferências e a vida intelectual -, afirmou.
Rio de Janeiro, 31 de Dezembro de 2025
Edições digital e impressa