Líderes do G8 chegaram a um acordo para enfrentar as mudanças climáticas segundo a chanceler alemã Angela Merkel.
- Concordamos... que as emissões de CO2 primeiro devem ser suspensas e então reduzidas substancialmente -, disse ela.
Os líderes reunidos em Heiligendamm teriam concordado em negociar um substituto para o Protocolo de Kyoto dentro de um modelo da ONU.
Merkel estava pressionando pelo corte de 50% nas emissões até 2050. Os Estados Unidos resistiram à pressão pela imposição de metas.
A chanceler alemã disse que os líderes do G8 concordaram em analisar a meta proposta por ela, mas não houve sugestão de que um acordo final iria incluir qualquer compromisso obrigatório para grandes cortes nas emissões.
O correspondente da BBC em Heiligendamm Steve Rosenberg afirma que a chanceler alemã apresentou o 'acordo' como um grande sucesso.
O compromisso firmado parece trazer o plano do presidente americano George W. Bush para o âmbito da ONU - algo que vinha gerando resistência dos Estados Unidos.
Antes da reunião do G8, Bush propôs o estabelecimento de seu próprio processo de negociações para o controle do clima.
O combate ao aquecimento global tem sido um dos temas dominantes antes da reunião de cúpula. Mas a crescente tensão entre os Estados Unidos e a Rússia ameaçava ofuscar os outros temas da reunião.
Bush e o presidente russo Vladimir Putin estiveram reunidos nesta quinta-feira e a previsão era de que discutiriam o plano americano de estabelecer bases de sistema antimísseis na Polônia e na República Tcheca.
Os Estados Unidos alegam que seu sistema antimísseis tem como objetivo conter ataques de países hostis como o Irã e a Coréia do Norte, mas Putin afirma que as novas bases ameaçariam a segurança de seu país e que elas poderiam ser alvo de ataques russos.
G8 chega a acordo sobre clima
Líderes do G8 chegaram a um acordo para enfrentar as mudanças climáticas segundo a chanceler alemã Angela Merkel. (Leia Mais)
Quinta, 07 de Junho de 2007 às 09:30, por: CdB