Rio de Janeiro, 31 de Dezembro de 2025

Furlan diz que país não deve se preocupar com PIB de 2006

Sexta, 02 de Março de 2007 às 15:07, por: CdB

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, disse nesta sexta-feira que o país não deve se preocupar com o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do ano passado, porque "passou". Segundo ele, o que interessa é saber como será o desempenho da economia em 2007 e nos próximos anos.

- Nós estamos no mês de março, e não adianta ficar arrancando cabelos pelo que aconteceu no ano passado. É muito melhor trabalhar (por um resultado melhor neste ano) -, disse o ministro ao comentar o crescimento de 2,9% da economia brasileira em 2006.

Furlan está otimista por um desempenho melhor neste ano, já que o PIB do quarto trimestre do ano passado mostrou um crescimento de quase 4% em relação ao mesmo período de 2005.

- A economia entrou em 1 de janeiro com uma velocidade de crescimento de 4%. A nossa expectativa é, na virada de 2007 (quarto trimestre), que estejamos crescendo a 5%, mesmo que a média do ano fique abaixo. Se virarmos o ano a 5%, a possibilidade de 2008 ter uma velocidade de cruzeiro maior é muito grande -, explicou.

O ministro acredita que a turbulência ocorrida nas bolsas asiáticas esta semana pode gerar uma boa oportunidade para as empresas brasileiras.

- A performance das empresas brasileiras não tem um milímetro de afetação por essa turbulência. As exportações da Vale do Rio Doce ou a produção automotiva brasileira não dão a mínima para essa turbulência de bolsa -, argumentou.

Tags:
Edições digital e impressa