O furacão Dean atingiu a Baía de Campeche, no sudoeste do Golfo do México, e está castigando plataformas marinhas de gás e petróleo durante sua passagem.
Espera-se que Dean – que baixou da categoria mais forte, a cinco, para categoria um – volte à terra firme nesta quarta-feira, retomando parte de sua força original, alimentada pelas águas quentes do golfo.
As plataformas de petróleo na Baía de Campeche são as principais da indústria petrolífera do México e tinham sido evacuadas e fechadas, depois das primeiras previsões da passagem do Dean.
A empresa petrolífera estatal PEMEX informou que suspendeu as operações em todos os poços de petróleo e instalações na costa de Campeche, além de fechar os portos de Dos Bocas e Cayo Arcas, duas das três principais instalações, onde é embarcado o petróleo cru do país.
Yucatán.
Antes de chegar a Campeche, o furacão Dean atingiu a península de Yucatán, no México, e a costa de Belize.
Na madrugada desta quarta-feira o furacão se deslocava na direção noroeste pela Baía de Campeche com ventos de 130 quilômetros por hora e se encontrava a 345 quilômetros a leste de Veracruz, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), em Miami, Estados Unidos.
Espera-se que Dean volte a atingir o México por volta das 13h (horário local, 15h horário de Brasília) desta quarta-feira, entre Veracruz e Tampico.
No Caribe, o furacão causou pelo menos 13 mortes, e milhares de pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas.
O presidente mexicano, Felipe Calderón, afirmou que o Dean não fez vítimas mortais em sua passagem pelo país até agora. Mesmo assim, o presidente afirmou que o país não deve "baixar a guarda".
Calderón se disse preocupado com as comunidades maias, que sofreram mais com o furacão, e acrescentou que "este será o principal foco de nossa atenção quando chegarmos à península de Yucatán".
— Estamos prontos, as equipes de segurança estão funcionando, a energia elétrica será restabelecida nas primeiras áreas afetadas e (...) não foram registrados maiores danos materiais —, disse.
O presidente antecipou a volta ao México para a terça-feira. Calderón estava no Canadá para uma reunião sobre o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta).
Furacão Dean castiga plataformas no Golfo do México
Quarta, 22 de Agosto de 2007 às 08:08, por: CdB