O novo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Augusto Freiras de Meira, afirmou que o governo vai instalar a Comissão Nacional de Política Indigenista até o dia 19 deste mês, data em que se comemora o Dia da Luta Indígena.
- Queremos o índio como protagonista. Não dá mais para a Funai e o governo federal desenvolverem uma política voltada para esses povos sem a participação deles -, afirmou nesta quinta-feira.
- É um passo essencial. Talvez seja a demanda política mais importante que os povos indígenas tem no Brasil -, disse.
Atualmente, a Funai, segundo ele, não concentra uma política que reúna todos os povos indígenas na decisão de políticas públicas voltadas para essas comunidades.
- Não podemos fazer política para os índios, temos que fazer política com os índios. Por isso esse grande passo, que é a instalação dessa comissão -, observou Meira.
A Comissão vai reunir representantes do governo, dos povos indígenas e de entidades de apoio ao índio, abrangendo todo o território nacional. Essa nova "visão", de acordo com Meira, vai permitir uma proteção maior ao patrimônio indígena, não só cultural, mas das terras e dos conhecimentos tradicionais dos povos nativos.
Para avançar nessas questões, Meira afirmou que a Funai precisa ser valorizada. Alegou que o órgão tem cerca de dois mil funcionários, metade do que havia há dez anos, enquanto nesse período houve aumento das terras e da população indígena. Segundo ele, nos últimos quinze anos a Funai foi sucateada e vem sofrendo desgastes, "vivendo uma situação de precariedade". Para mudar esse quadro, ele disse que vai investir na valorização do profissional com a implementação de um plano de cargos e salários, e a realização de concursos públicos.
Funai vai criar comissão para discutir política com índios
Quinta, 05 de Abril de 2007 às 17:55, por: CdB