O ministro da Secretaria de Aqüicultura e Pesca, José Fritsch, em reunião com a embaixadora dos Estados Unidos, Donna Hrinak, fez um convite para que uma comissão norte-americana visite o Brasil para conhecer as técnicas de produção brasileira de camarão.
Isto porque o Brasil está sendo acusado de dumping - vender no mercado externo a preços mais baixos que o custo do produto a fim de dominar o setor - pela Southern Shrimp Allience (SSA), entidade que representa o setor de pesca do camarão no sul dos Estados Unidos.
A SSA entrou com um pedido de aplicação de medidas anti-dumping contra importações de camarão originados, entre outros países, do Brasil. No próximo dia 20, o Departamento de Comércio do governo americano (USTR) irá decidir se o processo irá continuar ou será encerrado.
Segundo o ministro, o objetivo do convite é mostrar que o Brasil não pratica o dumping e as técnicas de cultivo.
- Há uma falta de informação muito grande do governo norte americano do processo de produção de camarão no Brasil - afirma o ministro.
A produção brasileira é feita por pequenas e médias empresas e no ano passado chegou a 90 mil toneladas. Já em 2002, a produção foi de 60 mil toneladas. O Brasil é o sexto exportador de camarão para os Estados Unidos, responsável por 5% da importação total americana.
Atualmente 90% do camarão consumido nos Estados Unidos são importados. De acordo com Fritsch, a indústria americana emprega 100 mil pessoas no processo de industrialização do camarão.
- Se diminuir a importação, não haverá como manter esses empregos - afirma.
Outra conseqüência, segundo ministro, seria o aumento do preço do produto no mercado americano.
Para Fritsch, o risco para os produtores brasileiros com essa ação seria a diminuição da produção e também o aumento das taxas para exportar o camarão.
- Vivemos em uma situação de insegurança, pelo fato que este é um setor de alta produtividade e investimentos importantes. Essa ação poderá causar uma diminuição na atividade produtiva. O risco maior na conclusão de uma ação dessa de antidumping é que poderíamos ser sobre-taxados na exportação de camarão - explica.