O brasileiro Franck Caldeira conquistou, na maratona, o último ouro do atletismo no Rio 2007. Ele completou a prova em 2h14min03seg, para alegria dos torcedores que foram em grande número ao Parque do Flamengo. A prata foi para o guatemalteco Amado Garcia, com 2h14min27seg, enquanto o mexicano Procópio Franco completou o pódio (2h15min18seg).
Franck Caldeira teve que se superar para subir ao pódio.
— Superei meus limites durante a prova, pois estava determinado. Vim preparado para dar o meu melhor. No quilômetro 28, as coisas começaram a complicar, porque uma bolha estourou no meu pé. Fiz o resto do percurso sangrando. No quilômetro 39, vi que dava para alcançar o segundo colocado (Amado Garcia) e tive uma recuperação incrível — contou o atleta mineiro.
Franck fez questão de agradecer o apoio do público que acompanhou de perto a prova, mesmo com a chuva fria que caía em toda a cidade.
— É importante para o maratonista contar com este apoio desde o início da prova. A minha estratégia para os jogos pan-americanos não era o de superar marcas, mas o de ganhar a medalha e consegui.
Esta é a terceira vez consecutiva que o Brasil sobe ao degrau mais alto do pódio na maratona pan-americana. Nas últimas duas edições (Santo Domingo 2003 e Winnipeg 1999), a festa foi de Vanderlei Cordeiro de Lima, que, desta vez, não completou a prova.
Vanderlei, por sinal, foi homenageado pelo novo campeão pan-americano.
— Ele é o nosso herói. Eu meu orgulho por ter corrido ao lado dele. Mas sei do meu potencial e estava disposto a tudo para ganhar a maratona — encerrou Franck.