O francês Albert Fert e o alemão Peter Grunberg ganharam o Prêmio Nobel de Física 2007 pela descoberta de uma tecnologia recente que permite ler informações armazenadas nos discos rídigos. A tecnologia, chamada magneto-resistência gigante (GMR), "revolucionou as técnicas que permitem a leitura da informação armazenada num disco rígido" e sua compactação, informa o comunicado do comitê.
"A GMR pode ser considerada uma das primeiras aplicações reais do promissor campo da nanotecnologia", afirmou a Real Academia Sueca das Ciências. Este campo de pesquisa em nanociências se encontra em plena expansão.
A GMR tem um impacto muito importante nas tecnologias da informação e da comunicação. Permitiu, em particular, elaborar os cabeçotes de leitura que equipam hoje em dia todos os discos rígidos.
Os dois premiados descobriram a GMR em 1988, durante trabalhos realizados de maneira separada. Fert e Gruenberg descobriram que breves mudanças magnéticas em um sistema de GMR conduziam a enormes diferenças na resistência elétrica.
Por sua vez, estas diferenças provocam mudanças na corrente do cabeçote de leitura que um disco rígido escaneia para detectar os 1 e os 0 em que a informação é armazenada. Como resultado, o cabeçote pode ler áreas magnéticas menores e mais frágeis, e esta sensibilidade permite que a informação seja armazenada com maior densidade no disco rígido.
O Nobel de Física é o segundo prêmio atribuído nesta semana. O de Medicina abriu a semana dos Nobel na segunda-feira recompensando dois pesquisadores americanos, Mario Capecchi e Oliver Smithies, e um britânico, Martin Evans, pelo trabalho de criação de ratos transgênicos, o que abriu um novo horizonte para a pesquisa de doenças como o Mal de Alzheimer ou câncer.
O prêmio Nobel de Química na quarta-feira. Em seguida virão o de Literatura quinta-feira, o da Paz na sexta-feira e o de Economía na próxima segunda-feira. Os prêmios serão entregues oficialmente em cerimônias nas cidades de Estocolmo e Oslo no dia 10 dezembro.
Os vencedores receberão das mãos do rei Carl Gustav da Suécia uma medalha de ouro, um diploma e um cheque de 10 milhões de coroas suecas (1,52 milhão de dólares), que pode ser dividido entre três pessoas em cada categoria.