Rio de Janeiro, 23 de Abril de 2026

França afirma que Irã tem programa nuclear secreto

Quinta, 16 de Fevereiro de 2006 às 08:44, por: CdB

O ministro das Relações Exteriores francês, Philippe Douste-Blazy, disse nesta quinta-feira que o Irã leva adiante um programa nuclear clandestino.

- Nenhum programa nuclear civil pode explicar o programa nuclear iraniano. Então é um programa nuclear militar clandestino. A comunidade internacional já mandou uma mensagem bastante firme ao dizer para os iranianos 'suspendam todas as atividades nucleares e o enriquecimento de urânio e a conversão de urânio'", acrescentou. Eles não estão nos ouvindo -  afirmou Douste-Blazy ao canal France 2.

No entanto, o Irã insiste que tem planos unicamente pacíficos para a energia atômica. O negociador-chefe para assuntos nucleares do governo iraniano, Ali Larijani, refutou firmemente as acusações francesas.

- Ao contrário do que diz toda a propaganda contra nós, não estamos tentando produzir uma bomba atômica, já que somos signatários do Tratado de Não-Proliferação Nuclear. Somos um país responsável, isso é a propaganda ocidental que insiste em dizer que estamos tentando fabricar uma bomba nuclear, mas não é verdade -  disse Larijani a uma rádio francesa.

A China, assim como a França um membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), exortou na quinta-feira uma solução diplomática para a polêmica, um dia depois de os EUA terem declarado que Teerã desafiava a comunidade internacional ao retomar o enriquecimento.

Na entrevista em que fez as acusações contra o Irã, o ministro do Exterior francês afirmou ainda que não são apenas os países ocidentais que estão unidos.

- A comunidade internacional enviou uma mensagem forte para os iranianos: mostrem bom senso e suspendam o programa nuclear. Mas eles não estão nos ouvindo - concluiu o ministro.

Tags:
Edições digital e impressa