A criação do Fórum Internacional de Biocombustíveis foi anunciada, nesta sexta-feira, pelo Brasil, África do Sul, China, Estados Unidos, Índia e a Comissão Européia. O anúncio aconteceu durante entrevista coletiva na sede da Organização das Nações Unidas.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a iniciativa cria mecanismo para estruturar o diálogo entre grandes produtores e consumidores de biocombustíveis interessados em promover a criação de um mercado internacional para esses produtos. De acordo com o Itamaraty, o consumo de biocombustíveis é vantajoso, devido à diversificação da matriz energética, tanto para os países desenvolvidos quanto para os em desenvolvimento.
Entretanto, para esse segundo grupo há ainda a vantagem de reduzir a dependência das importações de petróleo, melhorar o equilíbrio de suas balanças comerciais e poupar receita. Outros argumentos usados para estimular a produção de biocombustíveis são benefícios ambientais e a contribuição para a fixação da mão-de-obra no campo.