A 6º Forum Social Mundial também discute até domingo a questão do controle social sobre os meios de comunicação, a qualidade da programação dos meios públicos comunitários e alternativos, bem como o lançamento de uma campanha latino-americana pelo direito a comunicação.
Entre as entidades que estão organizando atividades sobre o tema no Fórum estão a Agência Latino-Americana de Informação (Alai), a Inter Press Service (IPS) e a Associacao Mundial de Radios Comunitarias (Amarc).
- Tem crescido muito a consciência sobre a necessidade de trabalhar em conjunto. Está chegando o momento de que essa articulação se faça efetiva. Agora, temos que dar um passo. Os movimentos sociais em geral precisam assumir o tema da comunicação como um de seus eixos centrais de trabalho - diz o ativista argentino Nestor Busso, da Associação Latino-Americana de Educação Radiofônica (Aler).
Busso ainda lembra que nos campos mais diversos, como as lutas pela reforma agrária ou pelos direitos humanos, a comunicação pode ter incidência decisiva.