Rio de Janeiro, 02 de Maio de 2026

Fortaleza recebe programa habitacional do Governo

Sexta, 11 de Novembro de 2005 às 09:19, por: CdB

Garantir moradia digna para 715 famílias que residiam irregularmente em área de risco, próxima a Lagoa de Opaia em Fortaleza, é o principal objetivo do projeto que o Ministério das Cidades e a prefeitura inauguraram, nesta sexta-feira.

A cerimônia será no Residencial Planalto Universo, na Vila União, onde foi reassentada a população atendida.

Os barracões foram substituídos por casas de alvenaria. O esgoto, que era a céu aberto, agora é tratado. Os moradores comemoram as novas casas.

- Antes eu tinha três cômodos de tábua, agora moro num apartamento com três quartos, sala, cozinha e banheiro - afirmou dona Catarina da Silva Leão.

O governo federal investiu R$ 13,5 milhões no projeto.

Em Lagoa de Opaia, estão sendo concluídas as ações de revitalização ambiental. Além disso, a comunidade participa de oficinas de geração de emprego e renda e educação sanitária.

A ação faz parte do Programa Habitar Brasil BID (HBB), que em Fortaleza realiza ações semelhantes nas favelas Maravilha e Gato Morto.

Ao todo, o HBB atende 1.827 famílias da capital. O repasse do Ministério das Cidades é de R$ 26,1 milhões.

Tags:
Edições digital e impressa