A força-tarefa criada contra a desordem urbana no Rio de Janeiro provocou uma redução de 60% nos assaltos e roubos a turistas na cidade. O número foi divulgado pelo subsecretário de Governo, Rodrigo Bethlen, que se diz satisfeito com os resultados obtidos.
De acordo com Bethlem, as operações Copabacana e Maravilha, realizadas na Zona Sul do Rio, apreenderam, respectivamente 347 veículos, sendo 242 em quatro meses na Copabacana e outros 105 em um mês na Maravilha.
— A redução da desordem é visível. Só de roubos a turistas houve uma queda de quase 60% — comemorou Bethlem, lembrando que em Copacabana as operações começaram no dia 19 de abril e no Cosme Velho iniciaram no último dia quatro.
A força-tarefa permanecerá até o último dia da atual gestão do estado nos bairros de Copabacana, Cosme Velho e, a partir de outubro, também estará em Icaraí, Niterói, na Região Metropolitana do Estado. As operações pretendem se expandir para outros localidades que necessitem de ações em busca da ordem urbana.
Os projetos, além de impor a ordem, visam oferecer assistência social junto à população de rua, fiscalizar o comércio e combater ilegalidades como estacionamentos irregulares e transportes piratas.
Durante todo período de atividade da força-tarefa, os maiores índices obtidos foram 35 pessoas detidas, cinco menores acolhidos pela FIA (Fundação para a Infância e Adolescência), 80 prostitutas passaram por averiguações e 20 caminhões foram multados por estarem transportando alimentos irregularmente em Copacabana. Em Cosme Velho, até hoje, 630 automóveis foram inspecionados, mais 80 multados e 25 rebocados, além de dez vendedores ambulantes abordados.
No município de Niterói, o projeto - nomeado de Araribóia – será coordenado pelo subsecretário de Governo para a Região Metropolitana, Alexandre Felipe Vieira Mendes, e será implantado o mesmo sistema em parceria com a prefeitura. Os problemas das regiões podem ser denunciados pelos moradores pelo telefone (21) 2299-5300.