Rio de Janeiro, 14 de Fevereiro de 2026

<i>Forbes</i> elege Merkel a mulher mais poderosa do mundo

Sexta, 31 de Agosto de 2007 às 11:38, por: CdB

A primeira-ministra alemã, Angela Merkel, é a mulher mais poderosa do mundo, seguida pela vice-primeira-ministra chinesa Wu Yi, segundo uma lista anual divulgada na sexta-feira pela revista Forbes.

"Merkel continuou impressionando o mundo com sua liderança fria em duas cúpulas seguidas, e ateve-se a seus princípios, fazendo os líderes do G8 concordarem com cortes significativos nas emissões de carbono, entre outras coisas", disse a publicação norte-americana.

Já Wu Yi é citada como uma estrela em ascensão no Partido Comunista Chinês. Foi a responsável por acordos comerciais com a Rússia e supervisiona as negociações para a adesão do seu país à Organização Mundial do Comércio (OMC).

A revista diz que o ranking se baseia numa combinação de visibilidade - via citações na imprensa - e impacto econômico. Quem mais avançou neste ano na lista foi Ho Ching, presidente-executiva da empresa de investimentos Temasek Holdings, de Cingapura, e esposa do primeiro-ministro local, Lee Hsien.

Ela passou de 36º lugar em 2006 para o terceiro posto, desbancando a secretária norte-americana de Estado, Condoleezza Rice, que caiu de segundo para quarto lugar.

"Raramente se vê ou se ouve falar de Ho Ching. Mas cada vez mais ela é uma força a ser considerada, já que suas ambições empresariais abrangem todo o globo", disse a Forbes num curto perfil de Ho.

As 10 mais poderosas de 2007

Angela Merkel, Wu Yi, Ho Ching, Condoleezza Rice, Indra K. Nooyi (presidente-executiva da PepsiCo, nos EUA), Sonia Gandhi (líder do Partido do Congresso da Índia), Cynthia Carroll (presidente-executiva da Anglo American, na Grã-Bretanha), Patricia A. Woertz (co-presidente do conselho da ADM, nos EUA), Irene Rosenfeld (presidente-executiva da Kraft Foods, nos EUA) e Patricia Russo (presidente-executiva da Alcatel-Lucent, nos EUA).

Tags:
Edições digital e impressa