Rio de Janeiro, 13 de Setembro de 2026

Fora da disputa presidencial, Cristovam lamenta apoio a Dilma

Quinta, 07 de Janeiro de 2010 às 12:04, por: CdB

O senador Cristovam Buarque (DF), um dos principais defensores da candidatura própria ao Planalto em seu partido, o PDT, anunciou nesta quinta-feira, em sua página no Twitter, que o partido vai apoiar a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e se afasta da disputa presidencial.

– Meu partido já decidiu apoiar a Dilma. Não terei vez para presidente em 2010 – disse.

Segundo Buarque, o fato "ainda não foi oficializado, mas todas as conversas são nesse sentido. O (ministro Carlos) Lupi e o Paulinho (deputado Paulo Pereira) já deixaram claro isso – acrescentou.

Para o senador, a decisão poderá prejudicar o partido. Em seus quadros, o PDT conta atualmente com 23 deputados federais, cinco senadores e nenhum governador.

– Eu defendia e defendo a candidatura própria. Não precisava ser o meu nome, mas de um político de expressão do partido. Era importante aproveitarmos as eleições para reforçarmos a nossa bandeira. Agora, vamos ceder dois minutos a que teríamos direito no horário eleitoral gratuito para a campanha do PT. Ficaremos um partido sem bandeira – afirmou aos jornalistas.

Se dependesse de Cristovam, a opção de seu partido seria pela candidatura da senadora Marina Silva (PV-AC).

– A diferença entre Dilma e Serra (governador José Serra e pré-candidato do PSDB) é muito pequena. A Marina é quem até agora apresenta uma diferença com as propostas para o Meio Ambiente e com quem o PDT poderia aliar bandeiras como a Educação – concluiu.

Tags:
Edições digital e impressa