Rio de Janeiro, 16 de Fevereiro de 2026

Foguetes deixam 57 feridos em base militar israelense

Terça, 11 de Setembro de 2007 às 08:49, por: CdB

Cinqüenta e sete israelenses ficaram feridos na madrugada desta terça-feira na queda de um foguete lançado da Faixa de Gaza contra uma base militar no território hebreu. Trinta e nove soldados ficaram levemente feridos e 18, que estavam em estado mais grave, foram hospitalizados em vários centros israelenses.

O foguete caiu em uma tenda de campanha vazia no centro da base militar de Zikim, situada ao sul da cidade de Ashkelon, onde os jovens recrutas cumprem seus períodos de aulas. Mas estilhaços de foguete atingiram soldados que dormiam em tendas vizinhas. Cerca de 20 ambulâncias e dois helicópteros removeram os soldados feridos para dois hospitais da região.

As Brigadas al-Qods, braço armado da Jihad Islâmica, grupo radical palestino, reivindicaram o ataque em um comunicado divulgado em Gaza. A Jihad é responsável pela maioria dos disparos de foguetes em direção ao território israelense nos últimos meses.

O registro deste ataque é o mais grave em meses. No dia 27 de maio, um civil israelense não resistiu aos ferimentos causados por um desses artefatos na cidade de Sderot. O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, declarou na última quinta-feira que seu país atacará sem piedade nem vacilação os grupos armados palestinos envolvidos em ataques contra Israel.

Olmert advertiu novamente no último domingo que manterá as operações militares contra ativistas palestinos na Faixa de Gaza, sob controle dos islamitas do Hamas desde meados de junho.

- Nem sempre podemos, infelizmente, revelar os detalhes (...). estas atividades continuarão - disse.

Tags:
Edições digital e impressa