Seja na amamentação ou no desmame, ela está lá. Para cantar, gritar, rosnar, também é indispensável. No sentido figurado, a expressão “soltar os cachorros” não faria sentido sem ela. Aliás, tampouco, latir, de fato. Tristeza e alegria também prescindem de sua existência.
Novo espetáculo da companhia carioca faz curta temporadano Centro Coreográfico
Seja na amamentação ou no desmame, ela está lá. Para cantar, gritar, rosnar, também é indispensável. No sentido figurado, a expressão “soltar os cachorros” não faria sentido sem ela. Aliás, tampouco, latir, de fato. Tristeza e alegria também prescindem de sua existência. A boca é o centro das atenções – dos pés à cabeça, em cada gesto – da nova coreografia da Focus Cia. de Dança, Dente de Leite, que faz curta temporada no Centro Coreográfico, na Tijuca, de 20 a 23 de junho.
Depois do enorme sucesso do espetáculo As Canções que Você Dançou para Mim (inspirado na obra do rei Roberto Carlos), o diretor, coreógrafo e bailarino Alex Neoral decidiu pôr em movimento desde as ações funcionais até os usos metafóricos da boca, fazendo um jogo descontraído sobre esse importante veículo de comunicação e sobrevivência do ser humano. Dando conta do recado, estão os bailarinos Carol Pires, Clarice Silva, Cosme Gregory, Lucas Nunes, Marcio Jahú, Marisa Travassos, Mônica Burity, além, é claro, de Alex Neoral. A estreia de Dente de Leite foi em janeiro no Teatro do Jockey.
- Do nascimento à morte, dos dentes de leite à dentadura, falante ou muda, a boca é fonte de expressão individual e coletiva, lugar de onde saíram palavras que mudaram o mundo e fizeram história. Histórias que mudaram com protestos ou com o encontro de duas bocas em um beijo clássico de cinema. É por aí que caminha nosso novo trabalho”, destaca Alex Neoral, que tem 20 anos de carreira. O cenário, assinado por Márcio Jahú, traz uma estrutura côncava, como se todos estivessem dentro de uma boca. Os figurinos, de André Vital, são inteiramente brancos e remetem aos dentes, mas também podem lembrar aparelhos com seus detalhes prateados. “A trilha é uma música menos melódica. Temos uma voz declamando um poema e também evocamos sons e ruídos - antecipa Neoral.
Para se ter uma ideia do que entra em cena, o roteiro aborda os diversos usos da boca. Fonte de comunicação a partir do nosso nascimento, choramos e mamamos criando o primeiro vínculo afetivo de nossas vidas. Lugar de dor onde nascem os primeiros dentes, os de leite, marcando um passo em nosso crescimento e o início de certo senso estético num mundo onde belos sorrisos abrem grandes caminhos.A boca que vomita, que morde e que violenta. Lugar de grande prazer e orgias gastronômicas e amorosas. É onde mora a língua que fofoca e maldiz o vizinho. É o paladar e o beijo. O palavrão e o silêncio. Dona dos lábios e das conversas doces. Causadora de grandes revoluções quando se abre em gritos. E depois te coloca pra dormir em belas canções de ninar.
Figurando entre as principais companhias da cena contemporânea, a Focus Cia. de Dança inaugurou seu repertório em 2000. “Nossa marca é fazer uma dança que se comunique com o público”, define Alex Neoral. No repertório da Focus Cia. de Dança estão 11 peças coreográficas. Entre 2010 e 2011, a companhia excursionou por 30 cidades da França com os espetáculos Ímpar e 3 Pontos.
Serviço:
DENTE DE LEITE com a Focus Cia de Dança – direção artística Alex Neoral
Local: Teatro Angel Vianna – Centro Coreográfico do Rio de Janeiro – Rua José Higino 115 – Tijuca
Tel.: 3238-0357 / 3238-0601
Horário: quinta, sexta e sábado às 20h, domingos às 19h
Ingressos: R$ 20 | R$ 10.
Duração: 55 min || Lotação do Teatro: 155 lugares
Classificação Etária: Livre
Tags:
Relacionados
Edições digital e impressa
Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.