Rio de Janeiro, 06 de Outubro de 2026

FMI e G-7 querem ampliar crédito para os países emergentes

Segunda, 16 de Fevereiro de 2009 às 09:12, por: CdB

O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Grupo dos Sete países mais industrializados do mundo (G7) estão preocupados com a crescente falta de crédito para as economias emergentes, o que pode aumentar o número de países a procura de dinheiro. Diversas autoridades revelaram suas preocupações sobre os vencimentos de dívidas de curto prazo este ano, durante o encontro dos ministros de finanças e diretores de bancos centrais do G7 no sábado.

– Teremos o vencimento de um grande número de dívidas de curto prazo em 2009 e não está claro se haverá rolagem. Poucos recursos provenientes de superávits em conta corrente; crescente necessidade de renovação de crédito de curto prazo; o vácuo de financiamento para os países emergentes vai ficar bem grande em 2009 – afirmou Dominique Strauss-Khan, diretor-gerente do FMI, após o encontro.

A dramática desaceleração da economia mundial e a queda dos preços das commodities atingiu as exportações dos países emergentes e o fluxo de investimentos secou devido à crise financeira internacional. Christian Noyer, membro da diretoria do Banco Central Europeu (BCE), e que também presidente o Banco da França, disse que diversas autoridades expressaram suas preocupações durante o encontro.

– Realmente está faltando financiamento mesmo para países (emergentes) muito bem administrados. Um fator extra é a desaceleração do comércio global – disse Noyer.

Tags:
Edições digital e impressa